Cicatrizes

outubro 01, 2015

Certa vez, durante um almoço em família, eu fiz a proeza de queimar a perna em uma panela de óleo quente que estava no chão. Ficou uma marca horrorosa! As semanas passavam e a mancha ia ficando marrom. E nem sinal de que aquela marca iria sair. Eu ficava triste cada vez que eu olhava pra ela, achando que ficaria uma cicatriz e minha pele naquela parte nunca mais seria lisinha de novo.

Depois de um tempo, a queimadura virou casca, a casca saiu e a pele voltou ao normal.
Foi um tipo de trauma pra mim.

E hoje, eu passo por uma situação um pouco parecida com esse caso que contei.

Toda vez que faço a troca do conjunto de infusão da bomba de insulina, fica uma marca no local onde o cateter estava inserido. E mancha a pele. O furinho cicatriza com o tempo, mas a pele ao redor fica escura.

Claro que isso começou a me incomodar. Do mesmo jeito que a marca de queimadura da panela me incomodava.

Por isso resolvi ir a uma dermatologista. Lembro-me bem das palavras da médica para mim:

“Você precisa fazer uma escolha: ou você escolhe que esse tratamento com bomba de insulina faz bem para você e aceita que sua pele vai ficar manchada e não há ácido que clareie isso; ou então você escolhe voltar para o seu tratamento com seringa e sua pele vai parar de ficar manchada. Você é quem escolhe”.

Foi como receber um balde de água fria na cabeça.

É claro que minha escolha já estava feita e eu continuo passando por cima dessa minha neura de manchas na pele. Mas ainda não desisti: vou procurar a avaliação de outro médico dermatologista.

Depois eu conto aqui se vou receber outro balde de água fria ou se vou ver um arco-íris mega colorido hahaha

Leia também

2 comentários

  1. Olá... apesar do buraquinho da camila... vi que em volta tem uns grosseirinhos... umas bolinhas avermelhadas... minha filha teve uma reação parecida com essas bolinhas e que espalhou para uma região maior em volta da região onde estava o cateter. O com todos que converso, ninguém viu esse tipo de reação que ela teve... histeria de saber se aconteceu com vc? Se essas bolinhas na pele apareceu mais vezes? Se não? Se sumiu? Se passou algo? Fico no aguardo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Reação eu nunca tive. O que toda troca de cateter me traz é esse buraquinho, que com uns 3 dias cicatriza. Uma boa notícia é que, 3 anos depois de escrever esse texto, minha pele não mancha mais, parece que se acostumou.
      Se essa reação que sua filha teve é constante, sugiro que consulte um dermatologista. Se aconteceu somente uma vez, fique de olho sempre, mas creio que não há a necessidade de um médico. Ás vezes, é só nosso corpo reagindo a um "corpo estranho" que está acoplado a ele, e é preciso tempo para se adaptar.
      Beijos.

      Excluir

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL